MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE DE INGRESSO NA MAÇONARIA
Como de se dá o ingresso na maçonaria?
O ingresso na Maçonaria é feito através de convite por outro maçom. Esse convite é pessoal! Para a Maçonaria Regular e especialmente no Brasil, não há existe convite feito pela internet, e-mail ou grupos de mensagens! Quando convidado o processo de admissão, segue diretrizes e leis universais! Outra possibilidade é a manifestação de interesse. Caso tenha, clique no menu em "Quero me tornar um maçom".
Quais são os requisitos que um postulante deve ter para ingressar na Maçonaria regular brasileira?
Aspectos legais:
• O candidato não poderá ter pendencias com a justiça;
• Emancipado e com idade superior a 18;
• Autorização da esposa;
• Ser um homem íntegro, ter proatividade e capaz de assumir responsabilidades;
• Ter emprego, residência e domicílio fixos, suas atividades profissionais devem ser lícitas;
• Esperar encontrar na Loja, homens livres, de bons costumes, trabalhar em benefício da Humanidade, da Pátria e da Família;
Doutrinário:
•Ter religiosidade, crer em Deus acima de tudo;
•Estar apto a apreender novos conhecimentos;
•Distinguir entre religião e maçonaria, ser respeitoso na Iniciação, pelo significado simbólico trazido pelas nossas tradições e regularidade;
Prático:
•Apresentar bons costumes, ter boa família, seguir as leis, disposto e capacitado por livre vontade;
Metafísico:
•Ser receptivo às ideias, estar ideologicamente alinhado com a ideia de Deus;
Iniciático:
•Creditar respeito ao processo;
•Manter o espírito receptivo (“nada lhe será cobrado; tudo lhe será dado”);
O que é regularidade e reconhecimento?
Enquanto regularidade tem por base quesitos objetivos e verificáveis de origem e funcionamento, reconhecimento é um ato administrativo e diplomático envolvendo duas obediências que decidem formalmente por manter relações institucionais.
Documentos como “Tratados” dão à devida regularidade e reconhecimento, como é caso da COMAB que mantém a diplomacia envolvendo outras obediências.
No Brasil existe três potencias/confederações regulares e reconhecidas mundialmente, são elas:
COMAB: A Confederação Maçônica do Brasil é uma confederação que engloba diversas potências maçônicas brasileiras, tanto Grandes Lojas quanto Grandes Orientes, independentemente de sua orientação maçônica específica. A COMAB tem como objetivo unificar e representar as potências maçônicas filiadas, promovendo o diálogo e a colaboração entre elas. A confederação trabalha para fortalecer a maçonaria no Brasil e realizar ações filantrópicas e sociais em conformidade com os princípios maçônicos.
GOB: O Grande Oriente do Brasil é uma potência maçônica brasileira, com uma história centenária. É reconhecido como regular por várias Grandes Lojas e Grandes Orientes ao redor do mundo. O GOB tem uma estrutura organizacional abrangente, com uma ampla rede de lojas maçônicas em todo o país.
CMSB: A Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil é uma confederação que reúne Grandes Lojas maçônicas brasileiras de orientação simbólica. Seu objetivo principal é promover a união e a colaboração entre as Grandes Lojas filiadas, bem como a prática dos princípios e rituais maçônicos. A CMSB busca fortalecer a fraternidade maçônica e o desenvolvimento pessoal e espiritual de seus membros.