top of page

DÚVIDAS SOBRE A MAÇONARIA

O que é maçonaria?
A maçonaria é uma sociedade fraternal e filosófica que busca o aperfeiçoamento moral, intelectual e espiritual de seus membros por meio de rituais, símbolos e ensinamentos baseados em valores universais como fraternidade, igualdade, liberdade e tolerância. É uma busca pelo autodesenvolvimento e pela construção de uma sociedade melhor. 

O escopo maior da Maçonaria é libertar a humanidade dos grilhões da ignorância, que é o seu maior flagelo. A ignorância é a mãe da fome, da miséria, dos dogmas, do fanatismo, dos conflitos, das guerras internas e externas. A ganância, a vaidade e a avareza, são seus subprodutos.

A maçonaria é uma religião?
Não, a maçonaria é uma escola filosófica, uma sociedade discreta, em que as ações são reservadas apenas àqueles que dela participam. A maçonaria é uma sociedade universal, cujos membros cultivam o humanismo, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual.

A Maçonaria crê num Princípio Criador que não é um antropomórfico ser transcendental. O Princípio Criador, no qual a Maçonaria se alicerça é a força que rege o universo e que se encontra no interior de todos os seres sensíveis e insensíveis. É a lei que rege a vida. Não existem na filosofia Maçônica conceitos dogmáticos religiosos.

Quem é G.A.D.U para a maçonaria?
G.A.D.U ou o Grande Arquiteto do Universo é um termo genérico usado para representar o conceito de divindade ou princípio criador, permitindo que os maçons de diferentes origens religiosas se unam em uma visão compartilhada. Cada maçom é livre para interpretar GADU de acordo com suas próprias crenças religiosas ou filosóficas. Portanto, a concepção de GADU pode variar entre os maçons, dependendo de suas perspectivas individuais. Na Maçonaria, G.A.D.U nada mais é do que o “Deus” da sua crença, sendo você um Cristão o Deus do Cristianismo, sendo mulçumano G.A.D.U é Allah e assim sucessivamente. A crença ela é individual, seus dogmas e convicções religiosas são respeitadas. 

O Brasil sendo um pais majoritariamente Cristão, e um dos prés requisitos é a crença em "Deus" e vida pós morte, 80% dos praticantes são Cristãos variados, Protestantes, Católicos, Espiritas e demais outras crenças sem distinções.

A maçonaria pratica rituais satânicos?
Não! Os rituais maçônicos envolvem cerimônias simbólicas e iniciáticas, que têm como objetivo transmitir ensinamentos morais e filosóficos por meio de metáforas, dramatizações e alegorias. Esses rituais são realizados dentro das lojas maçônicas e podem variar dependendo da jurisdição e do rito maçônico seguido. A associação da maçonaria com o satanismo é uma teoria conspiratória sem fundamento. Ela surgiu de especulações infundadas e desinformação ao longo dos anos. É importante basear nossas conclusões em fatos verificáveis e não em teorias infundadas. 
 
Vou ficar rico entrando para a Maçonaria?
Pra ficar rico você não precisa de Maçonaria, precisa de dedicação, objetivos claros, persistência etc. A Maçonaria transforma um homem em todos os sentidos, tendo como resultado também uma vida prospera. Mais este não é o principal objetivo.

E o bode na Maçonaria?
O bode sempre foi um animal associado ao sigilo. Na Bíblia o bode espiava os pecados, era na orelha de um bode que os Judeus confessavam os seus pecados, após o confessionário, o animal era solto na floresta ou dado em sacrifício para que com ele fosse todos os seus pecados.  Existe uma determinada raça de bode que não grita na hora da morte mesmo que provocada por material cortante. Apelido dado aos Maçons pelos próprios sacerdotes católicos, que na época da perseguição assim os apelidaram por que deles não conseguiam extrair nada do que se fazia em loja. Tais sacerdotes perseguiam não só a Maçonaria bem como qualquer instituição de livre pensamento, filosofia, sociologia etc. 

Não existe nenhum culto a nenhum animal ou qualquer outra figura. Na maçonaria, a alusão ao bode é simplesmente chistosa , divertida e cômica. 

E o olho que tudo vê é um símbolo satânico?
É um símbolo Cristão também conhecido como o olho da providência, representado dentro de um triângulo e significa o conhecimento divino sobre todas as coisas ou a onisciência de Deus. Sua primeira aparição foi em uma pintura “Ceia em Emaús, do pintor italiano Pontormo, 1525”.

O que é GOMDF?
O Grande Oriente Maçônico do Distrito Federal é uma organização maçônica que representa e governa uma jurisdição maçônica específica, como um estado, província ou país. É uma entidade responsável por coordenar e administrar as atividades das lojas maçônicas dentro de sua jurisdição, garantindo a adesão aos rituais, valores e princípios maçônicos estabelecidos. Além disso, um Grande Oriente pode ter responsabilidades administrativas, como a concessão de patentes maçônicas, a organização de eventos maçônicos e a promoção de atividades de caridade e filantropia. Sua função é unificar as lojas maçônicas em uma determinada região, assegurando a integridade dos princípios maçônicos e promovendo a fraternidade entre seus membros.
 
O que é COMAB?
A COMAB (Confederação Maçônica do Brasil) é uma entidade nacional que promove a união e fortalecimento da maçonaria no Brasil, proporcionando suporte institucional, intercâmbio entre lojas maçônicas, e incentivando projetos sociais e filantrópicos em consonância com os princípios maçônicos. A Guardiões de Jerusalém esta jurisdicionada ao GOMDF (Grande Oriente Maçônico do Distrito Federal) que é confederado a COMAB.

Como de se dá o ingresso na maçonaria?
O ingresso na Maçonaria é feito através de convite por outro maçom. Esse convite é pessoal! Para a Maçonaria Regular e especialmente no Brasil, não há existe convite feito pela internet, e-mail ou grupos de mensagens! Quando convidado o processo de admissão, segue diretrizes e leis unive
rsais! Outra possibilidade é a manifestação de interesse. Caso tenha, clique no menu em "Quero me tornar um maçom".

 
Quais são os requisitos que um postulante deve ter para ingressar na Maçonaria regular brasileira?
 
Aspectos legais:
• O candidato não poderá ter pendencias com a justiça;
• Emancipado e com idade superior a 18;
• Autorização da esposa;
• Ser um homem íntegro, ter proatividade e capaz de assumir responsabilidades;
• Ter emprego, residência e domicílio fixos, suas atividades profissionais devem ser lícitas;
• Esperar encontrar na Loja, homens livres, de bons costumes, trabalhar em benefício da Humanidade, da Pátria e da Família;

Doutrinário:
•Ter religiosidade, crer em Deus acima de tudo;
•Estar apto a apreender novos conhecimentos;
•Distinguir entre religião e maçonaria, ser respeitoso na Iniciação, pelo significado simbólico trazido pelas nossas tradições e regularidade;
 
Prático:
•Apresentar bons costumes, ter boa família, seguir as leis, disposto e capacitado por livre vontade;
 
Metafísico:
•Ser receptivo às ideias, estar ideologicamente alinhado com a ideia de Deus;
 
Iniciático:
•Creditar respeito ao processo;
•Manter o espírito receptivo (“nada lhe será cobrado; tudo lhe será dado”);


O que é regularidade e reconhecimento?
Enquanto regularidade tem por base quesitos objetivos e verificáveis de origem e funcionamento, reconhecimento é um ato administrativo e diplomático envolvendo duas obediências que decidem formalmente por manter relações institucionais.
Documentos como “Tratados” dão à devida regularidade e reconhecimento, como é caso da COMAB que mantém a diplomacia envolvendo outras obediências. 

No Brasil existe três potencias/confederações regulares e reconhecidas mundialmente, são elas:
 
COMAB: A Confederação Maçônica do Brasil é uma confederação que engloba diversas potências maçônicas brasileiras, tanto Grandes Lojas quanto Grandes Orientes, independentemente de sua orientação maçônica específica. A COMAB tem como objetivo unificar e representar as potências maçônicas filiadas, promovendo o diálogo e a colaboração entre elas. A confederação trabalha para fortalecer a maçonaria no Brasil e realizar ações filantrópicas e sociais em conformidade com os princípios maçônicos.

GOB: O Grande Oriente do Brasil é uma potência maçônica brasileira, com uma história centenária. É reconhecido como regular por várias Grandes Lojas e Grandes Orientes ao redor do mundo. O GOB tem uma estrutura organizacional abrangente, com uma ampla rede de lojas maçônicas em todo o país.

CMSB: A Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil é uma confederação que reúne Grandes Lojas maçônicas brasileiras de orientação simbólica. Seu objetivo principal é promover a união e a colaboração entre as Grandes Lojas filiadas, bem como a prática dos princípios e rituais maçônicos. A CMSB busca fortalecer a fraternidade maçônica e o desenvolvimento pessoal e espiritual de seus membros.
bottom of page